Reduzir custo de empresas de transporte: aprenda como.

Reduzir custo de empresas de transporte: aprenda como.

Reduzir as despesas sem deixar que isso afete na qualidade do serviço prestado é o maior desafio de qualquer gestor de empresa, ainda mais quando tratamos do ramo de mobilidade. Diante disso, surge a dúvida: reduzir custo de empresas de transporte em um mercado cada vez mais competitivo e exigente?

Com certeza, a resposta para essa pergunta passa pelo melhor gerenciamento dos processos de logística. No entanto, uma mudança nesse sistema não pode ser considerado algo simples, exigindo empenho de toda a empresa. Mas, com a adoção de algumas estratégias o seu negócio pode começar a otimizar recursos e crescer de forma mais saudável. 

Sendo assim, quer saber como reduzir custo de empresas de transporte e potencializar o seu negócio? Então, é simples. Siga com a leitura e conheça algumas dicas de ações que podem ser adotadas para impactar positivamente na logística da sua empresa e, por consequência, na saúde financeira. 

Como reduzir gastos sem prejudicar a qualidade do transporte?

Como reduzir gastos sem prejudicar a qualidade do transporte?

O primeiro passo a ser tomado quando se pretender reduzir custo de empresas de transporte relacionados a logística é conhecer profundamente os gastos que estão ligados a essa movimentação das cargas. Isso se deve ao fato de que sem esse conhecimento embasado por dados reais, qualquer ação tomada fica no campo do achismo.

Com isso, cada detalhe faz a diferença no momento de conseguir enxugar as despesas, mas sem perder a eficiência. Assim, você deve controlar profundamente tudo que ocorre na empresa na questão da movimentação de cargas, desde o local do seu armazenamento até o momento da entrega ao seu consumidor, seja ele o final ou não da cadeia.    

Ebook de 10 dicas para vender seu caminnhão

Dicas para reduzir custo de empresas de transporte

Dicas para reduzir custo de empresas de transporte

Agora que você já entendeu que o conhecimento e a informação completa sobre tudo que ocorre na empresa será sempre a melhor arma na busca pela redução de despesas, chegou o momento de conhecer dicas para realizar esse processo de forma efetiva. Veja abaixo 7 dicas que separamos para vocês: 

1 – Planejamento de rotas

Planejamento de rotas

Ao fechar um contrato de entregas, a equipe da sua transportadora realiza um trabalho de planejamento das rotas que serão executadas ou apenas seguem o que acham melhor? Caso a resposta para essa pergunta seja negativa, entenda que já passou do momento de incluir esse processo na empresa e que por isso, provavelmente, deve estar perdendo dinheiro. 

O ato de planejar o percurso que o caminhão irá percorrer para fazer as suas entregas é a atitude mais simples de se fazer buscando uma redução de custos. Isso porque antes mesmo de sair para realizar o serviço já se sabe a distância exata a se fazer, evitando os trechos considerados mais perigosos, por exemplo. 

Além de impactar financeiramente na sua empresa, essa atitude também tem o poder de melhorar a sua imagem perante aos clientes, pois existe uma maior chance de as encomendas chegarem dentro do prazo estipulado ou até antes. Sendo assim, essa também se torna uma ação que aumenta a satisfação dos clientes.

2 – Otimização de processos internos

2 - Otimização de processos internos

Para conseguir atender da melhor forma possível é preciso, antes de tudo, estar bem organizado internamente. Sem ter os processos internos bem definidos com os responsáveis por cada função e atividade determinados, corre-se o risco de oferecer um serviço de baixa qualidade, além de estar gastando mais do que o necessário.

Sendo assim, com uma análise mais aprofundada acerca dos procedimentos internos que estão sendo realizados é possível encontrar  gargalos de produtividade e corrigi-los antes que se tornem algo mais prejudicial ao negócio. Com isso, tenha sempre em mente: tudo o que não é útil, não merece ser mantido na empresa e prejudica na proposta de reduzir custo de empresas de transporte.

3 – Integração e centralização de informações

Integração e centralização de informações

Possuir uma boa integração das informações que dizem respeito ao processo de entrega também é uma forma de reduzir custos. Isso deve ser considerado pois muitas informações sobre as entregas são geradas e sem o controle adequado delas pode existir a necessidade da realização de retrabalhos.  

Diante desse cenário, é preciso se estipular um fluxo de transmissão dessas informações, onde seja facilmente acessível para todas as pessoas e que seja possível ser acessado de qualquer localidade. Nesses casos, pode ser adotado alguma ferramenta que automatize processos e unifique dados, como um sistema ERP, por exemplo.  

4 – Embalagens para o transporte

Embalagens para o transporte

Outro ponto a ser considerado na busca por reduzir custo de empresas de transporte é relacionado a embalagem em que os produtos serão transportados. É fundamental contar com recipientes e invólucros que confiram o devido suporte para que o acondicionamento das mercadorias durante o transporte seja correto, evitando danos aos materiais.

Nesses casos, precisa-se entender que os custos adicionais com o mal armazenamento podem ser ainda maiores do que se fossem utilizadas embalagens adequada. Os embrulhos big bag ou contentores flexíveis têm se apresentado como uma excelente alternativa para a otimização de custos.  

5 – Software de gestão de transporte

Software de gestão de transporte

Nos dias atuais, não contar com o auxílio de uma tecnologia é praticamente remar contra a maré, não é mesmo? Dentro de um mercado cada vez mais competitivo entre as empresas e exigente por parte dos clientes, que não se contentam mais com um nível básico de atendimento, ter em mão uma ferramenta inteligente pode ser de grande valia para aumentar a lucratividade do negócio. 

Com isso, a ideia é que você vá a fundo dentro do mercado de softwares de gestão de transporte e encontre aquele que melhor se encaixe nas suas demandas e também fique dentro do seu orçamento. A tecnologia, se bem aplicada, é um investimento que aumenta a qualidade do serviço prestado e ajuda a reduzir custo de empresas de transporte. 

6 – Ociosidade da frota

Ociosidade da frota

Quando se possui uma frota limitada de caminhões para se realizar o serviço de transporte, ficar sem algum veículo pode significar um grande problema. Dentro da dinâmica empresarial moderna, tempo é ainda mais do que dinheiro e ter um caminhão parado dentro da empresa representa perdas financeiras.

Diante desse cenário, para conseguir reduzir essa problemática pode ser tomada algumas atitudes simples, que vão desde melhorar o planejamento das manutenções preventivas dos caminhões até reduzir os trajetos ociosos dos caminhões. Também pode ser realizado um melhor aproveitamento do espaço disponível dentro dos veículos utilizados.  

7 – Rotas frequentes

Rotas frequentes

Ao se estabelecer em uma determinada região, uma empresa de transporte passa a realizar determinadas rotas com maior frequência do que outras Sendo assim, existe a possibilidade de procurar clientes que necessitem de transportes rotineiros para aquela região, podendo conciliar entregas para locais mais distantes e esse mais próximas. 

Conclusão

De uma forma geral, para conseguir reduzir custo de empresas de transporte é necessário ter um conhecimento aprofundado do negócio para conseguir implementar técnicas que ajudem no aumento da lucratividade. Diante disso, que tal conhecer agora as melhores formas de higienizar o seu pesado? Clique aqui e confira. 

Não quer perder nossos conteúdos? Então nos siga no Facebook que avisamos toda vez que um conteúdo é postado.

Infográfico: o que todo caminhoneiro precisa ter dentro do seu caminhão

Conteúdo Originalmente postado em: Reduzir custo de empresas de transporte: aprenda como..

Publicado por Ana Maria Rodrigues

Olá eu sou a Ana, e adoro compartilhar minha vida com minha família. Sou Casada com Luis Rodrigues e tenho 3 lindos filhos, Luiz Filho, Maria Gabriela e Luiza. Atualmente eu e meu marido trabalhamos na nossa revendedora de caminhões, Caminhões Rodrigues , na qual revendemos caminhões usados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: