EPI para transporte de produtos perigosos: o que você precisa saber

Em toda profissão que coloca em risco a segurança e saúde do trabalhador, existe a necessidade da utilização de EPI (Equipamento de Proteção Individual). Assim como nas indústrias siderúrgicas ou metalúrgicas, onde há um procedimento de segurança a ser feito pelos profissionais, os caminhoneiros que trabalham com transporte de produtos perigosos também são expostos a alguns riscos e precisam ter alguns cuidados específicos.

Se você tem dúvidas sobre os procedimentos que precisam ser adotados na utilização de EPI para transporte de produtos perigosos, nós vamos te ajudar a simplificar o processo!

O que é considerado uma carga perigosa?

O que é considerado uma carga perigosa?

Uma carga perigosa é aquela que contém gases comprimidos, inflamáveis, oxidantes ou materiais que sejam infecciosos, radioativos, inflamáveis, corrosivos ou poluentes. Uma das preocupações é que esse tipo de carga, se não for transportado de maneira correta, pode causar risco aos trabalhadores, às instalações físicas e até ao meio ambiente.

Basicamente essas cargas, só por sua natureza, já podem danificar outras cargas ou mesmo provocar acidentes. Por isso, é importante se atentar nos cuidados para evitar problemas.

O que diz a legislação sobre EPI para transporte de produtos perigosos

O que diz a legislação sobre EPI para transporte de produtos perigosos

A Norma Brasileira de número 9735 foi criada para garantir a segurança dos profissionais que são colocados em determinado risco ao fazer o transporte de produtos perigosos. A partir desta norma, foi determinada a utilização dos dispositivos de segurança – EPI para transporte de produtos perigosos, além da sinalização de segurança nos veículos, a identificação, o acondicionamento, a etiquetagem e documentação, além de extintor de incêndio portátil como instrumento obrigatório.

Outro ponto fundamental, além dos cuidados com os equipamentos de proteção, diz sobre a importância do caminhoneiro ser capacitado através de cursos e treinamentos para saber realizar e condução e o transporte de maneira segura dos produtos perigosos.

A obrigatoriedade do uso de EPI para transporte de produtos perigosos para motorista de caminhão está totalmente relacionado aos riscos que o caminhoneiro é exposto. Por isso, duas normas tratam sobre a utilização desses equipamentos pelos trabalhadores, a primeira é a Norma Regulamentadora nº 6 do Ministério do Trabalho, onde estão estabelecidos critérios para a definição dos EPIs que devem ser usados, conforme os riscos da atividade.

A outra norma é a Circular ABNT nº 9735/2016, específica para o transporte terrestre de produtos perigosos, que indica além da obrigatoriedade do EPI, os dispositivos de sinalização da área de um acidente.

Infográfico: o que todo caminhoneiro precisa ter dentro do seu caminhão

EPIs fundamentais para o transporte de produtos perigosos

EPIs fundamentais para o transporte de produtos perigosos

Apesar de garantir a segurança contra possíveis acidentes ou lesões, é importante se certificar sobre a qualidade dos equipamentos EPI para transporte de produtos perigosos, para que de fato ele proteja o trabalhador. Por isso, as atividades devem ser feitas somente após comprovação de qualidade e caso o equipamento possua o Certificado de Aprovação – CA. Isso garante a procedência do item e comprova que ele foi testado antes de ir para venda.

Mas afinal, quais são os EPIs indispensáveis para os caminhoneiros? Dependendo do risco em que o caminhoneiro é exposto, os equipamentos abaixo são mais indicados. Confira!

Luva de raspa

Luva de raspa

Usar luvas pode não ser a coisa mais confortável do mundo, mas é indispensável para garantir a segurança do funcionário, por isso deve ser utilizada sempre que for inspecionar uma carga perigosa de origem de produtos químicos ou cortantes. As luvas de raspa são importantes itens de EPI para transporte de produtos perigosos, pois são mais grossas e resistentes.

Outra vantagem da utilização da luva de raspa é o conforto que proporciona caso o motorista necessite fazer qualquer manutenção no caminhão e até mesmo uma troca de pneu.

Colete de sinalização

Colete de sinalização

O famoso colete luminoso é fundamental para qualquer motorista que queira se prevenir de qualquer situação que ocorra à noite. É também um EPI muito importante para quando o motorista desça do veículo. Imagina parar em uma rodovia devido a qualquer pane ou acidente e não ter um colete que mostre de forma luminosa para que o motorista seja visto por outras pessoas, já que o acessório reflete a luz dos faróis e evita acidentes.

Capacete

Capacete

Um EPI importante que deve ser utilizado durante as operações de carga e descarga. Não tem como negar: o capacete é um item que protege a cabeça de forma eficiente contra queda de objetos e por trabalhar com movimentação das cargas, é importante se prevenir para que nada despenque sobre o funcionário.

Bota com bico de aço

Bota com bico de aço

Ninguém está livre também de qualquer objeto que está dentro da carga cair sobre os pés e causar alguma lesão. E pior, a lesão pode ser grave. Seja para trocar um pneu ou movimentar outra carga perigosa, a bota com bico de aço é uma excelente opção de proteção.

Atualmente, você encontra essa opção à venda em um material muito bem desenvolvido, com arremate em policloreto de vinila, diferente dos calçados mais duros e pesados.

Protetor auricular

Não comprometer a audição é um dos fundamentos da utilização dos equipamentos de EPI. O protetor auricular é, sem dúvidas, a melhor forma de se proteger de ruídos e deve ser utilizado em locais onde a audição seja comprometida.

Nas operações de carga e descarga que são feitas em ambientes com alta ruído, é fundamental colocar o protetor auricular. Mas lembre-se de retirá-lo na hora de dirigir, pois ele pode fazer com que o motorista não ouça os sons do trânsito e cause mais problemas.

Óculos de proteção

Proteger os olhos é fundamental, pois essa área do corpo humano é muito sensível e serve como porta de entrada para micro-organismos que causam doenças. Quando você é exposto a agentes químicos, a visão pode ser afetada se não houver cuidado suficiente.

Os óculos de proteção ajudam nisso e são excelentes itens de EPI para transporte de produtos perigosos. Nunca se sabe se a carga inspecionada vai causar qualquer acidente e se contaminará o ar. Agora imagina uma situação dessas sem uma prevenção com a visão? Seria muito pior!

Máscara contra gases tóxicos

Assim como as máscaras são indicadas para ambientes hospitalares e de saúde, da mesma forma os caminhoneiros, se estiverem expostos a bactérias, precisam ser utilizados pelos caminhoneiros. Seu uso é descartado para evitar problemas de contaminação.

Agora que você já sabe como é simples se prevenir de acidentes no trabalho, é só investir em EPI para transporte de produtos perigosos. As atividades profissionais que envolvam qualquer risco, devem ser utilizadas com esses equipamentos. Assim, a empresa fica mais segura e o funcionário também.

Espero que tenham gostado do nosso conteúdo, e se você quer mais acesse nosso Blog.

Ebook de 10 dicas para vender seu caminnhão

Conteúdo Originalmente postado em: EPI para transporte de produtos perigosos: o que você precisa saber.

Publicado por Ana Maria Rodrigues

Olá eu sou a Ana, e adoro compartilhar minha vida com minha família. Sou Casada com Luis Rodrigues e tenho 3 lindos filhos, Luiz Filho, Maria Gabriela e Luiza. Atualmente eu e meu marido trabalhamos na nossa revendedora de caminhões, Caminhões Rodrigues , na qual revendemos caminhões usados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: