Como realizar o rodízio de pneus para caminhão

Por ser responsável por transportar cargas pesadas, em muitos casos, os caminhões necessitam ter uma estrutura totalmente reforçada para atender a essa demanda. Com isso, os pneus também acabam tendo uma importância extra, sendo peças fundamentais no processo de transporte de mercadorias. Dessa forma entra em jogo uma estratégia comum para os caminhoneiros: o rodízio de pneus para caminhão

Esse método é importante porque esses itens acabam sofrendo uma forte pressão e sofrendo problemas de deformação, gerando uma menor eficiência e durabilidade, o que pode acarretar em problemas nas estradas. Sendo assim então, como fazer esse procedimento da melhor forma possível?

É exatamente isso que vamos apresentar para você ao longo deste artigo. Continue com a leitura e conheça agora como fazer o rodízio de pneus para caminhão de forma correta e segura, garantindo a segurança durante o transporte e reduzindo custos com a troca e reparo desses itens. 

Infográfico: o que todo caminhoneiro precisa ter dentro do seu caminhão

Porque fazer o rodízio de pneus?

Porque fazer o rodízio de pneus?

Você pode estar se perguntando qual a real necessidade de se fazer o rodízio de pneus para caminhão, então, aqui vão os dois principais motivos: aumentar a vida útil dos objetos e também garantir uma maior estabilidade do veículo, principalmente no momento da realização de curvas e freadas bruscas.  

Entenda que os pneus são feitos para irem se desgastando conforme o seu uso, chegando ao ponto de precisarem ser trocados. No entanto, essa deterioração, por fatores variados, como a condição das ruas e estradas transitadas, distribuição da carga transportada e o próprio peso do caminhão, por exemplo, acaba sendo diferente em cada pneu, o que torna necessário esse rodízio.    

Até mesmo o clima enfrentado nas estradas e o modo de dirigir de cada caminhoneiro também influencia para um desgaste irregular da banda de rodagem de cada pneu. Dessa forma, como consequência desse processo de irregularidade na deterioração, pode ser que um pneu fique com uma parte mais desgastado do que ocorrerá em outro.

Assim, o rodízio de pneus contribui para que ocorra um desgaste equilibrado das bandas de rodagem, aumentando a vida útil dos pneus em até 20%.   

Como fazer rodízio de pneus na prática?

Porque fazer o rodízio de pneus?

O rodízio de pneus para caminhão, como já demonstrado ao longo deste artigo, também é considerada uma forma de manutenção do veículo, sendo até descrito no manual do proprietario, na maioria dos casos. Assim, compreeenda de antemão, que cada marca e modelo pode possuir as suas especificidades para realizar esse processo.

Em todo caso, para realizar o rodízio dos pneus você sempre deve contar com o auxílio de um especialista em uma oficina para caminhões, a não ser que você seja um. A importância desse processo de manutenção não pode ser negligenciada nunca, pois os riscos que envolvem um veículo de carga utilizado profissionalmente são grandes.

Além desse fato, não se pode comparar o rodízio feito em veículos de passeio e em caminhões, sendo que, na maioria dos casos, os veículos de carga apresentam mais eixos e rodas. Desta maneira, esse processo de manutenção dos pneus compreende uma complexidade maior, que pode variar de acordo com cada caminhão e a sua função.

Diante desse cenário exposto até aqui, tenha em mente que o recomendado é de realizar o processo de rodízio de pneus para caminhão, além do alinhamento e balanceamento do veículo a cada 10 mil quilômetros rodados ou caso aconteça alguma anormalidade com o veículo antes. 

Aproveitando que o veículo já está parado para revisão, aproveite também para inspecionar de as rodas e aros também estão funcionando corretamente. Cada detalhe conta para garantir total segurança durante um transporte.  

Como saber se está na hora de trocar o pneu?

Como saber se está na hora de trocar o pneu?

É até certo ponto simples entender o momento que se deve fazer a troca dos pneus. Os primeiros indícios, como já citado, são relacionados a problemas na direção, como uma maior instabilidade do veículo e também dificuldade de se realizar freadas mais repentinas e bruscas.

Além disso, também deve ser considerado o desgaste dos sulcos do pneu. Pelo código de trânsito brasileiro,  a altura mínima dos sulcos é de 1,6 milímetro, sendo que abaixo disso os pneus já são considerados carecas, devendo ser trocados imediatamente. Caso contrário, o veículo fica sujeito à apreensão.     

Muitos pneus, para auxiliar nessa identificação, contam com um marcador de desgaste em relevo na base dos sulcos na banda de rodagem chamado TWI. Para conseguir localizar esse indicador basta procurar por um triângulo ou pela sigla TWI na lateral do pneu. Após isso, trace uma linha reta desse triângulo  até a banda de rodagem para localizar o marcador.

Caso ele já estiver visível, demonstra que já está no momento de fazer a troca. Assim, caso seja preciso fazer a mudança, mas não para todos os pneus, lembre-se de não escolher peças de marca diferente dos demais, pois isso irá prejudicar o desempenho do veículo. 

Quando é recomendada a troca imediata?

Mesmo fazendo o acompanhamento constante do desgaste do pneu, é possível que ocorram situações em que seja necessário fazer a troca imediata do item para que continuar com o pesado em pleno funcionamento. Normalmente, isso ocorre quando acontece algum acidente com o caminhão ou ao transitar por uma via extremamente esburacada. 

Sendo assim, você deve trocar o pneu imediatamente de o flanco da roda for danificado, se houver algum furo ou perfuração na banda de rodagem com mais de 6 mm de diâmetro, ou ainda, como já mencionado, quando a banda de rodagem estiver desgastada abaixo do recomendado. 

Conclusão

Como é possível perceber ao longo do texto, apesar de não ser uma tarefa tão simples, o rodízio de pneus para caminhão é fundamental para garantir a total segurança na estrada. Sem a realização rodízio de pneus para caminhão cria-se o risco de em uma simples manobra perder o controle do veículo e gerar um acidente mais grave.

Dessa forma, siga as instruções aqui apresentadas e sempre realize o rodízio de pneus para caminhão. Gostou desse conteúdo? Então, que tal compartilhar com os seus amigos e companheiros de profissão nas redes sociais. Aproveite também para conhecer algumas dicas de como evitar o sono no volante clicando aqui
E não esqueça de nós seguir no Instagram.

Ebook de 10 dicas para vender seu caminnhão

Conteúdo Originalmente postado em: Como realizar o rodízio de pneus para caminhão.

Publicado por Ana Maria Rodrigues

Olá eu sou a Ana, e adoro compartilhar minha vida com minha família. Sou Casada com Luis Rodrigues e tenho 3 lindos filhos, Luiz Filho, Maria Gabriela e Luiza. Atualmente eu e meu marido trabalhamos na nossa revendedora de caminhões, Caminhões Rodrigues , na qual revendemos caminhões usados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: