Viagem de Longa Distância: Como o caminhoneiro deve se preparar

Se você já é um caminhoneiro de longa data, com certeza, já enfrentou uma viagem longa distância e sentiu na pele as dificuldades de ficar tanto tempo na estrada. Ou, mesmo que você nunca tenha passado por essa situação, imagine como seria atravessar o Brasil do Oiapoque ao Chuí de uma única vez. Complicado, não é mesmo?

Sendo assim, é preciso estar preparado em todos os aspectos para conseguir enfrentar essa “maratona” com seu caminhão e chegar ao destino final com segurança e sem nenhum dano à carga. Além disso, também é necessário estar precavido de possíveis problemas que possam surgir ao longo do caminho, se antecipando aos imprevistos.    

Diante desse cenário, quer saber o que é preciso para se realizar uma viagem longa distância de caminhão? Então, siga com a sua leitura e saiba como maximizar a sua viagem, otimizando o tempo e os recursos gastos.  

Como se preparar para uma viagem longa distância de caminhão? 

Você não precisa se desesperar se surgir um serviço de transporte de carga de longa distância. Basta seguir as 7 dicas abaixo que o seu percurso será mais confortável e seguro. Confira!

1 – Planejamento

Planejamento

A primeira e, provavelmente, a dica mais importante para que uma viagem de longa distância ocorra de forma tranquila é fazer um planejamento da de toda a viagem. Isso porque, apesar de a experiência contar no momento de realizar os transportes, em distâncias maiores, se torna maior as chances de desconhecimento do trajeto.

Dessa forma, é preciso conhecer aprofundadamente a rota que será percorrida, determinando quais as melhores rodovias a serem percorridas, locais de parada, além de pontos que devem ser evitados pelos altos índices de criminalidade, por exemplo. Não realizar esse estudo prévio pode acarretar sérias consequências para os caminhoneiros.

A notada logo de cara é o prejuízo financeiro, uma vez que com o desperdício de tempo na estrada ocorre atrasos nas entregas, impossibilitando novos serviços. Além disso, a integridade do próprio condutor passa a ficar em risco, sendo que para compensar o tempo perdido, o motorista dirige mais horas no dia, inclusive no momento que era para o descanso, levando a uma direção perigosa que pode gerar acidentes na pista. 

2 – Inspeção geral no caminhão

Inspeção geral no caminhão

Outra medida que deve ser tomada para que seja realizada uma viagem longa distância com  segurança é a realização de uma revisão completa no caminhão. Como se vai passar muito tempo na estrada é necessário ter a certeza de que tudo está em pleno funcionamento e que os itens obrigatórios de segurança, como o extintor de incêndio, por exemplo, também estão funcionando.

Assim, a verificação deve passar desde a checagem do estado dos pneus e estepe até a conferência do nível dos fluidos do caminhão. A parte elétrica também deve ganhar uma atenção especial para garantir que não ocorra nenhuma pane durante o percursos que será percorrido. Também não pode ser esquecida a limpeza da cabine, pois uma viagem em um ambiente organizado é bem mais confortável. 

Ebook de 10 dicas para vender seu caminnhão

3 – Mantenha a postura

Mantenha a postura

Talvez você pense que esse seja uma preocupação supérflua em comparação com as outras já apresentadas até aqui, mas se atentar à postura em uma viagem longa distância é primordial para que o caminhoneiro chegue ao final do percurso “inteiro”. Ficar diversas horas na mesma posição, realizando os mesmo movimentos, pode trazer problemas para todo o corpo, principalmente para as mãos, punhos, braços e coluna.

Diante disso, certifique-se sempre de ficar em uma posição confortável, com facilidade de movimentar os pedais e câmbio, mas que também não fique demasiadamente relaxado, pois isso pode sobrecarregar algum membro. Leva em conta também a média de realizar uma parada de 20 minutos para descanso a cada 3 horas de viagem. 

4 – Confira a documentação do veículo 

Viagem de Longa Distância: Como o caminhoneiro deve se preparar

Para realizar um frete longo, assim como em qualquer outro serviço de transporte de carga, também é preciso ter máxima atenção com a documentação do veículo, da carga e habilitação, claro. Isso porque em caso de qualquer fiscalização na estrada, tanto policial quanto fazendária, você não encontrará problemas e seguirá tranquilo.

Tenha algo em mente: Jamais rode com documentação irregular, pois passa a correr sérios riscos de ser multado e ter o veículo e a mercadoria apreendidos. Conferir nunca é demais nesses casos. 

5 – Tenha uma boa alimentação

Tenha uma boa alimentação

A alimentação durante uma viagem longa distância também deve ganhar uma atenção especial dos motoristas. Fazer refeições com alimentos mais pesados pode causar problemas aos condutores, como o aumento da sensação de sono e diminuição do bem estar durante o percurso.

Portanto, busque ter uma dieta balanceada durante a realização do transporte, combinado porções de proteínas e carboidratos com as doses correspondentes de vitaminas e nutrientes. Isso refletirá positivamente no seu corpo e também, porque não, no seu bolso. 

6 – Tenha total conhecimento sobre a carga que está transportando 

Tenha total conhecimento sobre a carga que está transportando

Todos os caminhoneiros já sabem, ou devem saber, que cada tipo de carga que é transportada precisa seguir as suas especificações para não ficar sujeita a multa e até mesmo apreensões. Por exemplo, para o frete de cargas vivas, inflamáveis ou refrigeradas, existem protocolos diferentes e detalhados com o que deve ser feito. 

Além desse aspecto, também é necessário assegurar que não existe nada de ilegal sendo transportado,evitando que problemas futuros possam ocorrer. Os detalhes logísticos da entrega também devem ser de total conhecimento do motorista quando partir para a viagem, como horário e local disponíveis para carga e descarga e nota fiscal dos itens que estão sendo transportados.  

7 – Combata o tédio

 Combata o tédio

Uma última dica para que a sua viagem longa distância ocorra de uma forma melhor é buscar formas de eliminar o tédio na estrada, mas sem também perder o foco na direção. Sendo assim, tenha o rádio como uma companhia, por exemplo, ouvindo as suas músicas prediletas enquanto dirige. 

Conclusão 

Em suma, as dicas apresentadas nesse artigo, apesar de ser ainda mais necessária em viagem longa distância, também devem ser aplicadas em outros tipos frete, uma vez que buscam facilitar a vida dos motoristas durante o serviço. Assim, aproveite para compartilhar esse conteúdo com os amigos nas redes sociais e dividir com eles o que aprendeu aqui. 
E não perca nossos outros conteúdos do nosso Blog.

Infográfico: o que todo caminhoneiro precisa ter dentro do seu caminhão

Conteúdo Originalmente postado em: Viagem de Longa Distância: Como o caminhoneiro deve se preparar.

Publicado por Ana Maria Rodrigues

Olá eu sou a Ana, e adoro compartilhar minha vida com minha família. Sou Casada com Luis Rodrigues e tenho 3 lindos filhos, Luiz Filho, Maria Gabriela e Luiza. Atualmente eu e meu marido trabalhamos na nossa revendedora de caminhões, Caminhões Rodrigues , na qual revendemos caminhões usados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: